Ao continuar a usar o flysaa.com, você concorda com os Termos e Condições do site, com a Política de Privacidade e com o Uso de cookies enquanto usa o site.

Viajar deve ser sempre um prazer, por isso, nós fazemos todo o possível para garantir que pessoas com necessidades especiais sejam extremamente bem atendidas. A SAA oferece serviços atenciosos para viajantes que precisam de nossa assistência especial. Muitos desses serviços precisam ser reservados com antecedência, portanto, leia as informações abaixo.

Para obter mais informações, detalhes dos serviços oferecidos ou quaisquer outras dúvidas, entre em contato com:

Departamento de solicitações especiais SAA

Telefone: +27 11 978 1331 / 5716 / 3837

Fax: +27 11.978 2764

specialhandling@flysaa.com

  • Se você tiver necessidades especiais de viagem, recomendamos fazer seus planos de viagem o quanto antes, para que possamos atendê-lo melhor. Caso precise de assistência médica, solicite ao fazer sua reserva ou pelo menos 48 horas antes da partida do seu voo, com nosso escritório SAA local. É importante fornecer informações detalhadas À SAA no momento da reserva. Informe se você precisa dos seguintes serviços:

    • O tipo de auxílio de mobilidade com o qual vai viajar
    • Se os itens de auxílio de mobilidade são desmontáveis, elétricos ou não elétricos
    • Dimensões, em tamanho ajustado ou desmontado, e peso
    • Se você precisa de acesso a uma cadeira de rodas no aeroporto e/ou na aeronave
    • Transferência da cadeira de rodas para o assento da aeronave e vice-versa.
    • Comodidades de cão-guia (cães de apoio emocional). Para condições relativas ao transporte desses animais, visite www.daff.gov.za
    • Atendimento a idosos
    • Itens a bordo para uso de equipamento médico, como máquinas de C-PAP operadas a bateria.
    • Um assento adjacente para seu cuidador

    Antes do dia da partida

    Verifique se a assistência solicitada foi confirmada e autorizada pela SAA antes de você chegar ao aeroporto. Verifique se você tem toda a documentação relevante, incluindo cartão FREMEC e autorização médica, se aplicável.

    No dia da partida:

    É recomendável que você faça o check-in mais cedo para que tenhamos tempo suficiente para auxiliá-lo

    • Voos dentro da África do Sul: Chegue pelo menos 90 minutos antes da partida do voo.
    • Voos internacionais: Chegue três horas antes do horário de partida.

    Conformidade internacional

    A SAA é regida pela regra dos EUA de não discriminação por motivo de deficiência. Uma cópia completa da regra está disponível mediante solicitação.

     

  • Auxiliares de mobilidade

    Cada viajante tem direito a um auxiliar de mobilidade (por exemplo, cadeira de rodas, bengala, muletas, andador, etc.) gratuitamente, além da sua franquia de bagagem normal. Para voos para e da UE, os viajantes têm direito a dois auxiliares de mobilidade. Pequenos auxiliares de mobilidade (bengalas, muletas, andadores, etc.) podem ser levados a bordo, mas precisam ser pequenos o suficiente para ser armazenados no compartimento superior ou embaixo do assento da frente, sem obstrução. Auxiliares de mobilidade maiores, incluindo cadeiras de roda pessoais, devem ser despachadas.

    Certifique-se de chegar ao portão o mais cedo possível para garantir que um membro de nossa equipe possa auxiliá-lo até o seu assento antes dos outros passageiros.

    Assistência com cadeira de rodas (serviço Meet and Assist)

    A South African Airways oferece três níveis de assistência para cadeira de rodas, serviço conhecido como Meet and Assist:

     

    Tipo de assistência Descrição
    Assistência somente no aeroporto
    • Assistência para e da aeronave; dependendo do aeroporto, será por carro elétrico ou cadeira de rodas do aeroporto, a critério do aeroporto.
    Assistência com degraus no aeroporto e na aeronave
    • Assistência para e da aeronave; dependendo do aeroporto, será por carro elétrico ou cadeira de rodas do aeroporto, a critério do aeroporto.
    • Ajuda com degraus se a aeronave estiver estacionada longe do terminal.
    Assistência com degraus no aeroporto, na aeronave e a bordo
    • Assistência para e da aeronave; dependendo do aeroporto, será por carro elétrico ou cadeira de rodas do aeroporto, a critério do aeroporto.
    • Ajuda com degraus se a aeronave estiver estacionada longe do terminal.
    • Uso de cadeira de rodas a bordo para chegar/sair do seu assento e mover-se pela cabine durante o voo. Observe que você precisará se levantar entre seu assento e a cadeira de rodas a bordo. Se você não conseguir fazer isso, precisará viajar com um assistente de segurança para ajudá-lo.

    As solicitações do serviço Meet and Assist devem ser feitas no flysaa.com no momento da reserva. Depois de efetuar a reserva, pode-se fazer a solicitação, no máximo até 72 horas antes da partida, usando o Gerenciamento de reserva.

    Viajando com sua própria cadeira de rodas

    Cada viajante tem direito a um dispositivo de mobilidade (por exemplo, cadeira de rodas, bengala, muletas, andador, etc.) gratuitamente, além da sua franquia de bagagem normal. Para voos para e da UE, os viajantes têm direito a dois dispositivos de mobilidade. Cadeiras de rodas devem ser etiquetadas com seus dados de contato e despachadas. Em alguns aeroportos, você pode escolher se quer despachar sua cadeira de rodas nos balcões de embarque ou usá-la até chegar ao portão de embarque. Ligue para seu escritório SAA local até 72 horas antes da partida para saber se você vai voar de um aeroporto que autoriza o uso de cadeiras de rodas pessoais até o portão.

    Cadeiras de rodas a bordo

    Todas as nossas aeronaves são equipadas com uma cadeira de rodas a bordo, permitindo que os passageiros sejam levados para e dos banheiros. Também temos assentos com apoios de braço móveis para facilitar a transferência de um passageiro da cadeira de rodas a bordo para o assento e vice versa. Para ver uma lista das aeronaves com descansos de braço móveis no corredor e banheiros acessíveis a cadeirantes, clique aqui.

  • Um cão-guia, acompanhando seu proprietário, é aceito na maioria dos voos na cabine de passageiros de qualquer classe gratuitamente. O cão não ocupará um assento e não deve estar sentado em um local que bloqueie rotas de fuga em caso de emergência. O animal de serviço deve ser devidamente equipado com coleira e deve ficar com o passageiro o tempo todo. Os passageiros com cães-guia devem entrar em contato com o escritório SAA local antes de fazer a reserva para obter mais informações, ver se se qualifica para o voo e para ser alocado a um assento adequado. Pergunte à nossa equipe no OR Tambo onde fica o banheiro para animais de estimação.

  • Autorização médica é necessária para avaliar sua aptidão física para voar, especialmente se precisar de atenção especial ou usar qualquer equipamento médico a bordo.

    Condições médicas comuns que exigem autorização médica

    As seguintes condições exigem autorização médica da South African Airways. Essa lista não é exaustiva e, se você tiver dúvida se o seu problema pode exigir autorização, recomendamos que entre em contato com o serviços de Reservas especiais da SAA antes de voar.

    • Passageiros que podem ser afetados pela redução da pressão atmosférica (a pressão de ar da cabine muda muito entre 15 e 30 minutos após a decolagem e antes do pouso, e a expansão e contração de gás pode causar dor e pressão).
    • Passageiros que podem ser afetados pela redução da tensão de oxigênio. (A cabine fica com pressão equivalente a uma altitude de 6.000 a 8.000 pés e a pressão parcial de oxigênio é aproximadamente 20% menor no solo.) 
    • Passageiros que precisam de fornecimento de suplemento de oxigênio a bordo dependendo do destino e da condição médica do passageiro. Se apenas um cilindro de oxigênio for necessário para um destino internacional, a reserva, infelizmente, não será concedida. (Um cilindro/concentrador de oxigênio fornecido pela SAA custa USD 150 por voo.) Para ver os tipos de oxigênio fornecidos e os requisitos de transporte do seu próprio, visite www.faa.gov
    • Passageiros que precisam de qualquer equipamento médico, por exemplo, maca.
    • Passageiros com doença ou infecção transmissível. (Seu médico deve indicar as precauções necessárias para evitar a transmissão e se a condição constitui uma ameaça direta à saúde das outras pessoas.)
    • Passageiros operados ou internados em hospital nas últimas duas semanas. Seu médico deve indicar que você se recuperou totalmente e se sua condição está suficientemente estável para viajar por transporte aéreo comercial.
    • Passageiros com sintomas agudos ou graves, como dificuldade respiratória, febre alta ou dores fortes.
    • Passageiros que possam desenvolver sintomas ou comportamento que afetem adversamente o bem-estar de outros passageiros.
    • Passageiros cuja condição médica possa ser agravada durante ou por causa do voo.
    • Passageiros viajando com um bebê prematuro ou com problema médico.
    • Menores desacompanhados com problema médico.
    • Passageiros com problema de saúde mental que possam precisar de apoio
    • Todo equipamento médico pessoal deve ser autorizado pela companhia aérea e ter carga de bateria suficiente para todo o voo. Apenas pilhas secas são permitidas a bordo por razões de segurança
    • Um passageiro que precise de escolta médica ou tratamento médico durante o voo

    Obtendo autorização médica

    Um Formulário de Informações Médicas (MEDIF) deve ser preenchido por você e pelo seu médico e enviado para a SAA para liberação médica antes do voo.

    Baixar formulário MEDIF.

    Quando você e seu médico preencherem o Formulário de Informações Médicas, você precisa enviar por e-mail ou fax para o serviço de Reservas Especiais da SAA 10 dias antes do voo proposto. Todas as informações médicas são estritamente confidenciais.

    Se, depois de enviar seu Formulário de Informações Médicas, você notar mudanças em sua condição de saúde, notifique imediatamente ao serviço de Reservas Especiais da SAA.

    Reservas especiais da SAA

    Telefone: +27 11 978 1331 / 6219 / 3184

    Fax: +27 11.978 2764

    specialhandling@flysaa.com

  • Para tornar as viagens mais fáceis para clientes com deficiência, condições médicas estáveis ou necessidades especiais, oferecemos o Cartão médico de passageiro frequente (FREMEC). Esse cartão ajuda você a evitar aborrecimentos para obter autorização médica para cada viagem e determina automaticamente seus requisitos especiais. Esses cartões normalmente são reconhecidos por outras companhias aéreas. Para renovar o cartão, seu médico precisa preencher a solicitação em seu nome.

    Baixar formulário FREMEC

    Para obter mais informações, entre em contato com o departamento de Solicitações especiais da SAA

    Telefone: +27 11 978 1331 / 5716 / 3837

    Fax: +27 11.978 2764

    specialhandling@flysaa.com

    • Certifique-se de manter seus medicamentos em sua bagagem de mão e de levar uma carta do seu médico descrevendo seu problema, medicamento e dosagens, caso você tenha dificuldades durante a viagem. Ao passar com líquidos pelo controle de segurança, certifique-se de cumprir as restrições do aeroporto.
    • Todos os medicamentos e líquidos em excesso serão transportados na bagagem despachada.
    • Todos os medicamentos receitados, seringas e agulhas usadas por diabéticos devem ser lacrados e devidamente rotulados.
    • A quantidade de seringas e agulhas é limitada à quantidade necessária para o voo.
    • Elas devem ser descartadas com segurança ao chegar ao destino.
    • Para medicação que precise de refrigeração, certifique-se de trazer uma caixa térmica e pacotes de gelo. Essa medicação deve ficar com o passageiro durante todo o voo.
    • É uma boa prática manter uma cópia da sua receita com você.
  • Autorização médica só é necessária se você tiver complicações em sua gestação.

    • Na África do Sul é permitido viajar até a 36ª semana para uma gestação normal.
    • Viagens internacionais são permitidas até a 35ª semana de uma gestação normal.

    Todas as gestantes com mais de 28 semanas de gestação devem fornecer carta do seu obstetra/clínico geral ou parteira informando:

    • Tempo de gestação
    • Aptidão para viajar
    • Se é uma gestação de único filho, mais de um filho ou de alto risco
    • Possíveis complicações, incluindo hipertensão, histórico de parto prematuro, etc.

    Possíveis complicações, incluindo hipertensão, histórico de parto prematuro, etc.

  • Os passageiros que precisam de bolsa de colostomia devem chegar com uma bolsa vazia no início da viagem. Os passageiros são responsáveis por transportar um número suficiente de bolsas pela duração do voo e por descartá-las de forma responsável quando chegarem ao destino.

  • Cartões de segurança em Braille

    Cartões de segurança em Braille podem ser solicitados com nossa tripulação de cabine.

    Vídeos de segurança com legendas

    Os passageiros com deficiência auditiva podem acompanhar as instruções de segurança em seus vídeos de segurança com legendas. Instruções de segurança individuais são oferecidas a qualquer pessoa mediante solicitação.

  • OXIGÊNIO A BORDO DOS AVIÕES

    Indicações para o cilindro de oxigênio

    • Bebês de um mês a dois anos, que podem não receber oxigênio procedente de um concentrador portátil de oxigênio.
    • Passageiros com doença terminal que necessitam de fluxo livre de oxigênio.

    Indicações para o Concentrador Portátil de Oxigênio (POC)

    • Passageiros que usam um concentrador portátil de oxigênio
    • Todos os passageiros (internacionais ou domésticos) que necessitem de oxigênio, mas que sejam capazes de manusear concentradores portáteis de oxigênio e sua condição de saúde permita o uso dos mesmos.
    • O POC de propriedade do passageiro deve ser operado à bateria com uma dentro do dispositivo e duas baterias extras que não excedam 160wH. As baterias devem ser armazenadas em bagagens de cabine e embaladas com segurança para evitar curto-circuitos.
    • O POC de propriedade da SAA é cobrado e possui saída médica.

    Lista atualizada de concentradores de oxigênio aprovados pela FAA (consulte o site da FAA)

    Por favor, note que o Inogen One G2 (pacote contendo 24 unidades de bateria Modelo Número BA224) não é permitido a bordo dos vôos da SAA por razões de segurança.