Ao continuar a usar o flysaa.com, você concorda com os Termos e Condições do site, com a Política de Privacidade e com o Uso de cookies enquanto usa o site.

Itens frágeis, valiosos ou de valor sentimental não devem ser despachados. Esses itens, incluindo documentos de identificação e passaportes, devem ser colocados em sua bagagem de mão e mantidos em segurança.

  • Infelizmente, a SAA não oferece aos músicos franquia de bagagem especial gratuita para o transporte de instrumentos musicais. Instrumentos musicais devem ser manuseados como bagagem normal despachada ou de mão ou ser transportados em um assento pago na cabine.

    Se você despachar seu instrumento, ele estará sujeito a cobranças de excesso de bagagem se exceder a franquia gratuita.

    Observe que algumas condições e limitações podem se aplicar ao transportar instrumentos musicais. Para revisar essas condições ou se você tiver dúvidas sobre nosso transporte de instrumentos musicais, entre em contato conosco.

    Viagem com instrumentos musicais como bagagem de mão

    • A dimensão total do instrumento ou do seu estojo de transporte não deve exceder 115 cm (calculado como comprimento + largura + altura). Caso o instrumento ou o estojo possua tenha formas irregulares, será considerada a maior dimensão para se calcular o total.
    • O formato e tamanho devem ser adequados para acomodação embaixo do assento à frente do passageiro ou no compartimento de bagagem sobre o assento. O peso total não deve ultrapassar 8 kg.
    • Instrumentos em conformidade com os limites de tamanho e peso são considerados 1 unidade de bagagem de mão. Clientes na Business Class podem transportar mais uma unidade de bagagem de mão e os passageiros da Economy Class não poderão transportar nenhum outro item de mão.
    • É altamente recomendado que o instrumento musical seja transportado ou acondicionado em estojo personalizado para protegê-lo. Se não for transportado em estojo, o instrumento não deverá ter cantos afiados que possam danificar outras bagagens de mão.

    Viagem com instrumentos musicais em assento(s) extra(s) na cabine

    • Para transportar seu instrumento musical em um assento, sua reserva deve ser feita através da Central de Atendimento da SAA e eles devem ser notificados de que você pretende transportar um instrumento musical em um assento extra.
    • O passageiro deverá informar o tamanho e o peso do instrumento e deverá reservar e pagar pelo assento extra. O assento será cobrado a uma taxa reduzida (tarifa básica, sem impostos). Não será permitido transportar o instrumento ocupando assento que não tenha sido pago.
    • Não é permitido transportar mais de 75 kg por assento nesse tipo de situação. Os passageiros não terão direito a nenhuma franquia de bagagem gratuita adicional pela compra do assento extra.

    Instrumentos e métodos de transporte

    Instrumento Método de transporte
    Tuba Bagagem adicional/despachada
    Fagote (pequeno) Bagagem adicional/despachada
    Banjo Bagagem adicional/despachada ou assento extra
    Trombone Bagagem adicional/despachada
    Violoncelo Bagagem adicional/despachada ou assento extra
    Contrafagote Bagagem adicional/despachada ou assento extra
    Clarinete Bagagem de mão
    Contrabaixo Bagagem adicional/despachada
    Flauta Bagagem de mão
    Trompa Bagagem adicional/despachada ou assento extra
    Violão Bagagem adicional/despachada ou assento extra
    Oboé Bagagem de mão
    Saxofone Bagagem adicional/despachada ou assento extra
    Trompete Bagagem de mão
    Viola (retangular) Bagagem adicional/despachada ou assento extra
    Violino (na forma original) Bagagem de mão
    Violino (retangular) Bagagem adicional/despachada ou assento extra
  • Entendemos que seus animais de estimação são parte da sua família e é por isso que tentamos acomodá-los da melhor forma possível. Animais de estimação não podem ser transportados na cabine, exceto cães-guia. Dependendo das circunstâncias específicas, os animais de estimação devem ser transportados como carga ou bagagem despachada no porão.

    Se o seu animal de estimação estiver viajando como bagagem despachada, o peso do animal e da gaiola serão cobrados como excesso de bagagem e não contarão como parte da sua franquia gratuita.

    Entre em contato com a Central de Atendimento SAA antes do voo para confirmar os procedimentos necessários (como permissões, microchips, exames, vacinas) para que seu animal de estimação possa viajar. Isso deve ser feito para que a SAA possa tomar as providências finais para seu animal de estimação. Observe que esse processo pode demorar bastante, especialmente em casos complexos. Depois de concluído, envie a documentação para a SAA com uma semana de antecedência à data do voo.

    Para viajar dentro da África do Sul, os animais de estimação devem estar em uma gaiola ou contêiner seguro de até 1 x 1 m de tamanho e pesando no máximo 23 kg.

    Para viagens internacionais, entre em contato com a SAA Cargo para obter mais informações.

  • Garrafa de 1,5 litro de água Zamzam ou do mar pode ser transportada como parte da franquia gratuita de bagagem. As exceções serão cobradas com taxas de excesso de bagagem. As garrafas devem ser adequadamente embaladas com revestimento plástico para evitar vazamento.

  • O transporte de armas de fogo será cobrado conforme as seguintes taxas por trecho.

    Prática de tiro / Caça (armas e munição – observados os procedimentos de segurança e de transporte adequado).

    Na África do Sul USD 30
    No Continente Africano USD 60
    Internacional USD 100

    Munição: será aceito para transporte gratuito até 5 kg por arma de fogo quando embalada separadamente, devido à regulamentação e observados os procedimentos de segurança e de transporte adequado.

    Voos dentro da África do Sul

    Armas de fogo podem não viajar como bagagem despachada, mas devem ser despachadas no Balcão para armas de fogo. A munição deve ser embalada separadamente das armas de fogo em recipiente apropriado, seguro e com trava e, embora seja possível viajar como parte da sua franquia de bagagem despachada, recomendamos que seja despachada como uma unidade separada de bagagem ou despachada no Balcão para armas de fogo.

    Todas as armas de fogo e munição devem ser declaradas no momento do check-in. Armas de fogo em sua bagagem despachada resultarão na rejeição da sua bagagem.

    Nossa equipe de check-in emitirá as etiquetas de bagagem relevantes e direcionará ao Balcão para armas de fogo para inspeção e processamento de armas de fogo e munição para garantir o manuseio seguro até a aeronave.

    Requisitos do Balcão para armas de fogo

    • O proprietário da arma de fogo deverá apresentar uma licença ou permissão de importação temporária válida para a(s) arma(s) de fogo e a munição.
    • O proprietário deverá tornar e declarar a(s) arma(s) de fogo seguras para o transporte.
    • A equipe de segurança pedirá que o proprietário abra a bagagem despachada para verificar se a munição está embalada com segurança e se o peso total da munição por titular de licença não ultrapassa 5 kg.
    • O proprietário terá que preencher um registro de arma de fogo e entregar à equipe de segurança, que garantirá o embarque seguro dos itens.
    • A equipe do balcão para armas de fogo enviará uma mensagem de notificação prévia ao aeroporto de recebimento, informando os detalhes e posições de embarque das armas de fogo.
    • Bagagem despachada contendo munição receberá uma etiqueta especial indicando que a mala foi inspecionada, para evitar atrasos ou confisco da bagagem em outros controles de segurança.

    Rifles

    Rifles devem ser despachados através do balcão para Armas de fogo e não podem fazer parte de sua franquia de bagagem.

    Munição

    É permitido um máximo de 5 kg de munição embalada de forma segura pelo viajante para transporte como uma peça de bagagem separada. As autoridades poderão retardar a liberação de bagagem que contenha munição, se não for declarada no check-in e identificada com uma etiqueta adequada indicando que a mesma já foi inspecionada.

    Na chegada

    No momento da chegada, os clientes podem seguir para o balcão para armas de fogo e recolhê-las. A bagagem despachada contendo munição pode ser recolhida na esteira de bagagens normal. A munição entregue separadamente será recolhida no balcão para armas de fogo.

    Voos para fora da África do Sul

    É responsabilidade de cada viajante cumprir as leis locais sobre o transporte de armas em todos os destinos para onde viajam. Cabe a cada um tomar conhecimento da legislação relativa a armas de fogo e munição. Os passageiros com voos de conexão dentro da África do Sul ou em trânsito através da África do Sul devem atentar para as disposições relativas aos voos dentro da África do Sul, independentemente das concessões obtidas no estrangeiro, para evitar que a retirada da sua bagagem seja atrasada ou rejeitada para seguir viagem.

    Partidas

    Os viajantes não devem embalar nenhuma arma de fogo na bagagem despachada. Armas de fogo devem ser embaladas em estojos ou sacolas adequadas para armas de fogo e com travas.

    Sempre declare suas armas de fogo e solicite uma etiqueta de identificação de arma de fogo em no estojo ou bolsa da sua arma de fogo, pois isso ajudará no manuseio correto ao embarcar e desembarcar em voos da SAA que chegam à África do Sul.

    Quando os passageiros iniciam a viagem com a South African Airways, pedimos que as armas de fogo e bagagens contendo munição sejam declaradas à nossa equipe de check-in para manuseio e etiquetação adequados.

    Munição pode ser transportada com a bagagem despachada desde que esteja embalada com segurança em um recipiente seguro ou com trava, e que o peso total não ultrapasse 5 kg de munição por passageiro transportando uma arma de fogo. (Em geral, a maioria das companhias aéreas permite o transporte de munição de acordo com as Normas para mercadorias perigosas da ICAO e processos associados da companhia aérea que seguem os termos de requisitos/diretrizes da IATA). Não embale a munição solta dentro da bagagem despachada.

    Chegada à África do Sul

    • Todas as armas de fogo declaradas ou identificadas podem ser recolhidas diretamente no balcão para armas de fogo, logo após a imigração. Armas de fogo não declaradas na partida ou não identificadas por uma etiqueta adequada serão entregue pela esteira de bagagem normal para recolhimento. Após o recolhimento da bagagem despachada contendo munição, deve-se ir ao Escritório para armas de fogo da Polícia da África do Sul (SA Police Firearm Office), onde todas as permissões de importação e outros documentos necessários serão finalizados.
    • Os clientes com voos domésticos posteriores devem liberar armas de fogo e munição no Escritório para Armas de Fogo da Polícia da África do Sul antes de passar pela alfândega. Eles, então, terão de seguir o processo descrito para voos domésticos para as viagens posteriores e de retorno.
    • Clientes com voos internacionais subsequentes podem ter suas armas de fogo e munição despachadas diretamente para o destino final. Observe, no entanto, que essas armas de fogo e munição podem ser bloqueadas pela equipe de escaneamento de bagagem do aeroporto para inspeção, o que fará com que a companhia aérea informe ao passageiro para prosseguir até uma área de reconciliação de bagagem, onde será pedido que o passageiro abra os volumes que contenham munição para inspeção.

    Pedimos aos clientes que declarem bagagem contendo munição aos agentes de manuseio da SAA no ponto em que você se junta a voos da SAA para evitar atrasos durante o processo de transferência.

    Passageiros com voos posteriores internacionais que não despacharam armas de fogo e munição até seu destino final terão de visitar o Escritório para Armas de Fogo da Polícia da África do Sul antes de fazer o check-in internacional.

    Informações gerais e assistência

    Praticamente todos os países têm uma legislação rigorosa para o transporte de armas de fogo portáteis e multas pesadas podem ser aplicadas ao passageiro e à companhia aérea se esses itens chegarem sem a documentação obrigatória (como permissões e licença de importação). É responsabilidade do passageiro consultar o consulado local do país de destino (incluindo trânsito/escalas quando aplicável), para verificar e cumprir com todos os requisitos de entrada.

    Visitantes precisam de uma Permissão de importação temporária. Permissões de importação temporárias só serão concedidas a caçadores estrangeiros participantes de eventos esportivos de tiro organizados. Permissões de importação temporárias podem ser obtidas no desembarque, no Escritório para Armas de Fogo da Polícia da África do Sul.

    Requisitos

    • Passaporte
    • Bilhete de retorno de uma companhia aérea
    • Licença da arma de fogo (ou comprovante de propriedade) do país de residência
    • Carta-convite de fornecedor ou organizador de evento de tiro esportivo (em papel timbrado oficial)
    • Carta do proprietário da arma de fogo declarando os motivos pelos quais a arma é necessária na África do Sul
    • Endereço onde a pessoa ficará
    • Permissão de exportação do país de residência

    Restrições

    • Não são permitidas armas de fogo automáticas, semiautomáticas ou de uso militar
    • Não são permitidas armas de fogo para defesa pessoal
    • Só é permitida uma arma de fogo por calibre
    • De acordo com as Leis para armas de fogo e munição da África do Sul, será permitido um máximo de 200 cartuchos de munição por calibre
    • Armas de mão não podem ser importadas sem as permissões necessárias e elas precisam ser obtidas antes da chegada
    • A pessoa deve ter 21 anos ou mais para poder importar uma arma de fogo para a África do Sul

    Voos de e para a Austrália

    Lembre-se que todas as armas de fogo devem ser declaradas na alfândega do Aeroporto Internacional de Perth. Não é possível fazer a verificação de armas de fogo e aconselhamos que você reserve tempo suficiente para seus voos de conexão.

  • Embora façamos de tudo para estimular seu estilo de vida saudável e aventuras esportivas, podem-se aplicar cobranças sobre equipamentos esportivos em voos internacionais e domésticos.

    Equipamento esportivo que pode viajar gratuitamente está listado abaixo, contanto que a unidade de bagagem adicional não pese mais de 23 kg com dimensão máxima de 200 cm.Canoas, materiais de windsurfe, asas delta, caiaques e equipamentos esportivos com mais de 200 cm serão aceitos apenas como carga e as tarifas de carga relevantes serão aplicadas.

    A franquia de equipamento esportivo está disponível em todos os vôos operados pela SAA. Nossos parceiros de codeshare e as seguintes séries de vôo 1000-2999 e 7000-8999 são excluídos. Taxas de excesso de bagagem podem ser aplicadas durante eventos especiais.

    Pesca Futebol/futebol americano Escalada: capacetes, bolsas de cordas, arneses de escalada e protetores de colisão
    Arquearia Golfe Rúgbi
    Marcha atlética/trilha Hóquei no gelo e de campo Equipamento de vela: trajes secos e molhados, coletes salva-vidas, botas aquáticas, cordas, blocos, polias, garrafas de água (vazias), velas e remos
    Basquete Lacrosse Equipamento de esqui aquático/na neve
    Boliche Netball Pranchas de surfe/kitesurfe/parapente
    Críquete Esportes a motor: Equipamento de proteção e capacete Natação
    Ciclismo Equipamento de motociclismo: Equipamento de proteção e capacete Tênis/squash
    Equipamento de mergulho: tanques de mergulho devem estar vazios Equipamento de paraquedas Pinos de boliche
    Esgrima Polo: capacete de montaria, taco e bolas Vôlei

    Equipamento esportivo não especificado acima pode ser incluído na franquia de bagagem gratuita e qualquer excesso de peso será cobrado de acordo. Cadeiras de roda são permitidas como unidade adicional de bagagem, desde que sejam usadas como equipamento esportivo.Observe que todas as bolas de equipamentos esportivos devem estar vazias.

    Será cobrada um tarifa para transporte de armas de prática de tiro/caça (armas de fogo) para passagens compradas a partir de 15 de maio de 2019.